Gamil Zirak: mudanças entre as edições

De Compendium Tolkien
Sem resumo de edição
 
(5 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 8: Linha 8:
É dito que [[Thingol]], rei dos [[Elfos-cinzentos]] de [[Beleriand]], tinha em [[Menegroth]] profundos arsenais repletos de fartura de armas: metal trabalhado como escamas de peixe e reluzente como água ao luar; espadas e machados, escudos e elmos fabricados pelo próprio Telchar ou por seu mestre Gamil Zirak.<ref name=":0" />
É dito que [[Thingol]], rei dos [[Elfos-cinzentos]] de [[Beleriand]], tinha em [[Menegroth]] profundos arsenais repletos de fartura de armas: metal trabalhado como escamas de peixe e reluzente como água ao luar; espadas e machados, escudos e elmos fabricados pelo próprio Telchar ou por seu mestre Gamil Zirak.<ref name=":0" />


Por ser o mestre de Telchar de Nogrod, é provável que Gamil Zirak também vivia naquele reino, embora isso não seja dito explicitamente. De igual modo, é provável que o ferreiro também falava a [[Sindarin|língua élfico-cinzenta]], como era a moda dos Anãos das [[Montanhas Azuis]]<ref>[[J.R.R. Tolkien]]. [[Christopher Tolkien]] (editor). [[O Silmarillion|'''O Silmarillion''']] ([[Quenta Silmarillion]]; 10. Dos Sindar).</ref>.
Por ser o mestre de Telchar de Nogrod, é provável que Gamil Zirak também vivesse naquele reino, embora isso não seja dito explicitamente. De igual modo, é provável que o ferreiro também falasse a [[Sindarin|língua élfico-cinzenta]], como era a moda dos Anãos das [[Montanhas Azuis]]<ref>[[J.R.R. Tolkien]]. [[Christopher Tolkien]] (editor). [[O Silmarillion|'''O Silmarillion''']] ([[Quenta Silmarillion]]; 10. Dos Sindar).</ref>.


Por viver nas Montanhas Azuis ainda na [[Primeira Era]], Gamil Zirak certamente pertencia à casa anânica dos '''Firebeards''' ou dos '''Broadbeams'''.<ref>[[J.R.R. Tolkien]]. [[Christopher Tolkien]] (editor). '''[[Os Povos da Terra-média]]''' (Parte Dois: Escritos Tardios; X. Dos Anãos e dos Homens)</ref><ref group="Nota">Estes clãs anânicos são citados apenas em [[Os Povos da Terra-média]] (o 12.º volume da coleção [[A História da Terra-média]]), ainda não publicado no Brasil. Por esta razão, ambos os termos ainda não possuem uma tradução oficial em português.</ref>
== Etimologia e outros nomes ==
'''Gamil''' é uma palavra provavelmente [[Khuzdul]], de significado desconhecido. Todavia, é de se considerar a grande similaridade de ''Gamil'' com o nórdico antigo ''gamall'' ("velho")<ref>Geir T. Zoëga. '''A Concise Dictionary of Old Icelandic''' ([https://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Perseus:text:2003.02.0002:entry=gamall gamall])</ref>, sendo possível que esta tenha sido a inspiração daquele nome anânico, já que Gamil Zirak era cognominado "o Velho" e não seria a primeira vez que um nome anânico tenha se originado de uma palavra nórdica anglicizada.
'''Zirak''' é uma palavra Khuzdul que podia significar "brilho"<ref>Christopher Gilson (editor). '''Parma Eldalamberon XVII''' (Words, Phrases and Passages in Various Tongues in ''The Lord of the Rings'', pp. 35-6)</ref> ou "espinho"<ref>[[J.R.R. Tolkien]]. [[Christopher Tolkien]] (editor). '''[[A Traição de Isengard]]''' (VIII. O Anel Vai para o Sul; Notas; 22)</ref>.
== Notas ==
<references group="Nota" />
== Referências ==
== Referências ==

Edição atual tal como às 23h35min de 9 de outubro de 2024

Gamil Zirak
Anãos de Nogrod
"Gamil Zirak", por Lída Holubová
Informações Biográficas
Outros NomesO Velho
RaçaAnãos
PosiçãoFerreiro
LocalProvavelmente Nogrod
IdiomasKhuzdul e provavelmente Sindarin
Notável porSer o mestre do ferreiro Anão Telchar
Características Físicas
GêneroMasculino
GaleriaImagens de Gamil Zirak

Gamil Zirak foi um ferreiro Anão, mestre de Telchar de Nogrod.

História

Gamil Zirak, cognominado "o Velho"[1], foi mestre do ferreiro Telchar de Nogrod (criador de itens como o Elmo-de-dragão[2] e a espada Narsil[3]), e igualmente criador de muitas obras renomadas.

É dito que Thingol, rei dos Elfos-cinzentos de Beleriand, tinha em Menegroth profundos arsenais repletos de fartura de armas: metal trabalhado como escamas de peixe e reluzente como água ao luar; espadas e machados, escudos e elmos fabricados pelo próprio Telchar ou por seu mestre Gamil Zirak.[2]

Por ser o mestre de Telchar de Nogrod, é provável que Gamil Zirak também vivesse naquele reino, embora isso não seja dito explicitamente. De igual modo, é provável que o ferreiro também falasse a língua élfico-cinzenta, como era a moda dos Anãos das Montanhas Azuis[4].

Por viver nas Montanhas Azuis ainda na Primeira Era, Gamil Zirak certamente pertencia à casa anânica dos Firebeards ou dos Broadbeams.[5][Nota 1]

Etimologia e outros nomes

Gamil é uma palavra provavelmente Khuzdul, de significado desconhecido. Todavia, é de se considerar a grande similaridade de Gamil com o nórdico antigo gamall ("velho")[6], sendo possível que esta tenha sido a inspiração daquele nome anânico, já que Gamil Zirak era cognominado "o Velho" e não seria a primeira vez que um nome anânico tenha se originado de uma palavra nórdica anglicizada.

Zirak é uma palavra Khuzdul que podia significar "brilho"[7] ou "espinho"[8].

Notas

  1. Estes clãs anânicos são citados apenas em Os Povos da Terra-média (o 12.º volume da coleção A História da Terra-média), ainda não publicado no Brasil. Por esta razão, ambos os termos ainda não possuem uma tradução oficial em português.

Referências

  1. J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (editor). Contos Inacabados (Índice Remissivo; *Gamil Zirak).
  2. 2,0 2,1 J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (editor). Contos Inacabados (Primeira Parte: A Primeira Era; II. Narn i Hîn Húrin; A Partida de Túrin).
  3. J.R.R. Tolkien. O Senhor dos Anéis (As Duas Torres; Livro III; 6. O Rei do Paço Dourado)
  4. J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (editor). O Silmarillion (Quenta Silmarillion; 10. Dos Sindar).
  5. J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (editor). Os Povos da Terra-média (Parte Dois: Escritos Tardios; X. Dos Anãos e dos Homens)
  6. Geir T. Zoëga. A Concise Dictionary of Old Icelandic (gamall)
  7. Christopher Gilson (editor). Parma Eldalamberon XVII (Words, Phrases and Passages in Various Tongues in The Lord of the Rings, pp. 35-6)
  8. J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (editor). A Traição de Isengard (VIII. O Anel Vai para o Sul; Notas; 22)