Nogrod

De Compendium Tolkien
Uma arte retratando a entrada da cidade anãnica de Nogrod. Trata-se de uma porta com ângulos retos, uma estátua anânica de cada lado, e uma pequena estrada saindo dela.
"Nogrod", por Lída Holubová.

Nogrod foi uma das cidades anânicas das Montanhas Azuis que prosperaram na Primeira Era, vizinha de Belegost.

Geografia

Nogrod foi cavada à maneira dos Anãos na encosta leste das Montanhas Azuis e ficava ao sul do Monte Dolmed e de Belegost.[1]

História

Nogrod foi construída ainda na Primeira Era, durante os Anos das Árvores[1][Nota 1], após dois dos Pais dos Anãos despertarem abaixo das Montanhas Azuis. A cidade era povoada pelos Firebeams e/ou pelos Broadbeams[2][Nota 2].

Assim como os Anãos de Belegost, os Anãos de Nogrod também comerciavam com os Elfos de Beleriand[1], sendo contratados para, dentre outros, construir fortalezas, armas e grandes joias, notáveis pela criação do Nauglamír de Finrod Felagund. Por esta razão, os Anãos fizeram uma grande estrada que passava sob as encostas do Monte Dolmed e seguia o curso do Rio Ascar.[1]

Após o assentamento do povo de Caranthir em Thargelion, os Anãos aprenderam muitos segredos de artífice com os Noldor, de modo que, quando os Anãos começaram de novo a viajar por Beleriand, todo o comércio de suas minas passava primeiro pelas mãos de Caranthir, e assim muitas riquezas vieram a ele.[3]

Apesar de os Anãos de Nogrod terem dado sua amizade mais livremente aos Noldor[1], Eöl, o Elfo Escuro, um dos Sindar, junto de seu filho Maeglin, frequentemente visitava Nogrod.

Etimologia e outros nomes

Nogrod, a Casacava ("habitação oca"[4]), era assim chamada pelos Elfos de Beleriand. Na língua anânica, aquela cidade era chamada Tumunzahar.[1]

Notas

  1. É dito que os Anãos atravessaram as Montanhas Azuis "durante a segunda era do cativeiro de Melkor", isto é, antes da destruição das Duas Árvores de Valinor.
  2. Estes clãs anânicos são citados apenas em Os Povos da Terra-média (o 12.º volume da coleção A História da Terra-média), ainda não publicado no Brasil. Por esta razão, ambos os termos ainda não possuem uma tradução oficial em português.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (editor). O Silmarillion (Quenta Silmarillion; 10. Dos Sindar)
  2. J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (editor). Os Povos da Terra-média (Parte Dois: Escritos Tardios; X. Dos Anãos e dos Homens)
  3. J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (editor). O Silmarillion (Quenta Silmarillion; 13. Do Retorno dos Noldor)
  4. J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (editor). O Silmarillion (Quenta Silmarillion; Índice de Nomes; Casacava)