Moriquendi: mudanças entre as edições

De Compendium Tolkien
mSem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
''"Àqueles Elfos os Calaquendi chamam de Úmanyar, já que não chegaram nunca à terra de Aman e ao Reino Abençoado; mas tanto aos Úmanyar como aos Avari eles chamam de Moriquendi, Elfos da Escuridão, pois nunca contemplaram a Luz que havia antes do Sol e da Lua."''
<center>''“Àqueles Elfos os Calaquendi chamam de Úmanyar, já que não chegaram nunca à terra de Aman e ao Reino Abençoado; mas tanto aos Úmanyar como aos Avari eles chamam de Moriquendi, Elfos da Escuridão, pois nunca contemplaram a Luz que havia antes do Sol e da Lua.''<br><br>'''- O Silmarillion (Quenta Silmarillion; 3. Da Vinda dos Elfos e do Cativeiro de Melkor)'''</center>
 
'''- O Silmarillion (Quenta Silmarillion; 3. Da Vinda dos Elfos e do Cativeiro de Melkor)'''





Edição das 21h35min de 14 de março de 2024

“Àqueles Elfos os Calaquendi chamam de Úmanyar, já que não chegaram nunca à terra de Aman e ao Reino Abençoado; mas tanto aos Úmanyar como aos Avari eles chamam de Moriquendi, Elfos da Escuridão, pois nunca contemplaram a Luz que havia antes do Sol e da Lua.”

- O Silmarillion (Quenta Silmarillion; 3. Da Vinda dos Elfos e do Cativeiro de Melkor)


Os Moriquendi, também conhecidos por Elfos Escuros, são os Elfos que nunca contemplaram a luz das Duas Árvores de Valinor.

Origem

Quando os Valar convidaram os Elfos de Cuiviénen para viverem com eles nas terras de Aman, sob a sua proteção, nem todos os Elfos aceitaram o convite, sendo que aqueles que ficaram para trás foram chamados de Avari, os Indesejosos[1].

Dos que aceitaram o convite e partiram na Grande Jornada, nem todos chegaram até Valinor, sendo que alguns dos Elfos ficaram para trás e deram origem aos clãs Nandor, Sindar e Falathrim (e, futuramente, Laiquendi e Elfos Silvestres)[1]. Estes foram chamados de Úmanyar, Aqueles que não são de Aman[2].

Tanto os Avari quanto os Úmanyar também eram conhecidos como Moriquendi, Os Elfos Escuros, posto que, por não terem visitado Valinor, não chegaram a contemplar a luz das Duas Árvores, que existiam antes da criação do Sol e da Lua[1].

Dos Úmanyar, Elu Thingol, Rei dos Sindar, era o único que não era considerado um Elfo Escuro, posto que, antes da Grande Jornada, ele já havia visitado Valinor e contemplado a Luz das Duas Árvores, junto de Ingwë, Rei dos Vanyar, e Finwë, Rei dos Noldor. Assim, Thingol, apesar de ser um Elfo-cinzento, era considerado um dos Calaquendi, Os Elfos da Luz[1]. Quando Caranthir, filho de Fëanor, chamou Thingol de Elfo Escuro, sua intenção era lhe causar constrangimento[3].

Embora Eöl, o Elfo Escuro, também fosse considerado um dos Moriquendi por ser um dos Sindar, os Elfos-cinzentos[4], o título de "Elfo Escuro" que lhe foi atribuído fazia referência à sua aversão à luz do Sol[3].

Etimologia, outros nomes e traduções

Moriquendi é uma palavra quenya (alto élfico) e pode ser traduzida como "Elfos das Trevas" (inglês: Elves of the Darkness) ou "Elfos Escuros" (inglês: Dark Elves)[3].

A palavra foi criada a partir da junção dos termos élficos mor ("escuro, sombrio") e quendi ("falantes", "aqueles que falam com vozes", nome dado aos Elfos)[5].

"Mor" aparece em várias outras palavras élficas, como Mordor ("Terra Negra", "Terra da Sombra"), Morgoth ("Inimigo Sombrio") e Moria ("Abismo Negro"). "Quendi", que fazia referência aos próprios Elfos, também aparece em várias palavras, como Calaquendi ("Elfos da Luz") e Laiquendi ("Elfos-verdes").

Pronúncia

Môri-qüêndi.[Nota 1]

Tradução

Elves of the Darkness

Dark Elves

  • Brasil:
    • Martins Fontes: Elfos-escuros
    • HarperCollins Brasil: Elfos Escuros
  • Portugal:
    • [...]

Índice remissivo

Moriquendi

  • O Silmarillion (11)
    • Quenta Silmarillion; 3. Da Vinda dos Elfos e do Cativeiro de Melkor (1)
    • Quenta Silmarillion; 4. De Thingol e Melian (1)
    • Quenta Silmarillion; 10. Dos Sindar (1)
    • Quenta Silmarillion; 13. Do Retorno dos Noldor (1)
    • Índice de Nomes (5)
    • Apêndice: Elementos de nomes quenya em quenya e em sindarin (2)

Elfo(s) Escuro(s)

  • O Silmarillion (21)
    • Quenta Silmarillion; 12. Dos Homens (2)
    • Quenta Silmarillion; 13. Do Retorno dos Noldor (1)
    • Quenta Silmarillion; 14. De Beleriand e seus Reinos (1)
    • Quenta Silmarillion; 16. De Maeglin (3)
    • Quenta Silmarillion; 17. Da Vinda dos Homens para o Oeste (2)
    • Quenta Silmarillion; 21. De Túrin Turambar (1)
    • Índice de Nomes (11)

Elfos das Trevas, Elfos da Escuridão

[...]

Notas

  1. Nas línguas élficas, a letra D nunca é palatalizada e sempre tem um som mais "seco".

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (Editor). O Silmarillion (Quenta Silmarillion; 3. Da Vinda dos Elfos e do Cativeiro de Melkor)
  2. J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (Editor). O Silmarillion (Índice de Nomes; Úmanyar)
  3. 3,0 3,1 3,2 J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (Editor). O Silmarillion (Índice de Nomes; Elfos Escuros)
  4. J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (Editor). O Silmarillion (Quenta Silmarillion; 10. Dos Sindar)
  5. J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (Editor). O Silmarillion (Apêndice: Elementos de nomes em quenya e em sindarin)