Anãos: mudanças entre as edições

De Compendium Tolkien
mSem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:Lída Holubová - The Treasures of Erebor.jpg|alt=Uma arte retratando um Anão desbravando Erebor.|miniaturadaimagem|"The Treasures of Erebor", por Lída Holubová]]
Os '''Anãos''', ou '''Khazâd''' em sua própria língua, eram uma das três principais raças pensantes de [[Arda]], considerados "filhos adotivos" de [[Ilúvatar]].
Os '''Anãos''', ou '''Khazâd''' em sua própria língua, eram uma das três principais raças pensantes de [[Arda]], considerados "filhos adotivos" de [[Ilúvatar]].



Edição atual tal como às 22h01min de 2 de maio de 2024

Uma arte retratando um Anão desbravando Erebor.
"The Treasures of Erebor", por Lída Holubová

Os Anãos, ou Khazâd em sua própria língua, eram uma das três principais raças pensantes de Arda, considerados "filhos adotivos" de Ilúvatar.

Eles eram na maior parte uma raça rija e obstinada, secreta, laboriosa, que guardava a lembrança das injúrias (e dos benefícios), apreciadores da pedra, das gemas, e das coisas que assumem forma sob as mãos de artífices. [1]

Inimizade com outros povos

Elfos

...

Homens

Não havia grande apreço entre os Éothéod e os Anãos.[2] Porém, os Anãos não são maus por natureza, e poucos jamais serviram ao Inimigo de livre vontade. As histórias contados pelos Homens, que vilanizavam os Anãos, não são verdadeiras, pois os Homens de outrora só cobiçavam sua fortuna e o trabalho de suas mãos, motivo pelo qual houve uma inimizade entre as raças.[1]

Etimologia e outros nomes

Dwarf ("Anão") é a tradução moderna de uma palavra desconhecida em westron, a fala comum, e não era usada pelos personagens dentro do universo.

Segundo J.R.R. Tolkien, que era um linguista, o plural "histórico" de Dwarf deveria ser Dwarrows ou Dwerrows, mas, em sua época, o plural reconhecido como correto pela gramática era Dwarfs.

Tolkien, no entanto, optou por se utilizar em seus livros do plural incorreto Dwarves, que, embora não reconhecido no dicionário (em sua época), se assemelha ao plural de algumas outras palavras inglesas que são terminadas em F (Elf > Elves; Half > Halves; Knife > Knives, etc.). Assim, a palavra causava estranheza para os leitores ingleses, mas não soava totalmente alienígena.

Segundo Tolkien, o uso do plural incorreto Dwarves foi feito para

Apesar de o uso do plural incorreto Dwarves ter sido proposital, Tolkien mais tarde se arrependeu, dizendo que preferiria ter usado o plural histórico Dwarrows.

A popularização das obras de Tolkien fez com que o plural incorreto Dwarves passasse a ser reconhecido nos dicionários ingleses, embora o plural correto Dwarfs ainda seja priorizado na gramática.

Os Anãos também eram chamados Naugrim, o Povo Mirrado, e Gonnhirrim, Mestres de Pedra, na língua élfico-cinzenta.[3]

Tradução

No Brasil, Dwarf foi traduzido como Anão tanto pela Martins Fontes (WMF) quanto pela HarperCollins Brasil (HCB). Em Portugal, ...

No Brasil, Dwarves foi traduzido como Anões (Dwarfs) pela WMF e como Anãos pela HCB, que tentou emular o uso pelo autor do plural incorreto Dwarves. Em Portugal,

No Brasil, Dwarrows/Dwerrows foi traduzido como ... pela WMF e como Ananos pela HCB. Em Portugual, ...

Referências

  1. 1,0 1,1 J.R.R. Tolkien. O Senhor dos Anéis (Apêndices; F; I. Os Idiomas e Povos da Terra-média).
  2. J.R.R. Tolkien. O Senhor dos Anéis (Apêndices; A. Anais dos Reis e Governantes; II. A Casa de Eorl)
  3. J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (editor). O Silmarillion (Quenta Silmarillion; 10. Dos Sindar)