Helm Mão-de-Martelo

De Compendium Tolkien
Helm Mão-de-Martelo
Rohirrim
"A Casa de Eorl - Helm Mão-de-Martelo", por Lída Holubová
Informações Biográficas
PronúnciaRÉL-mi
Outros NomesMão-de-Martelo
RaçaHomens
TítulosRei de Rohan
LocalRohan
IdiomasRohanês
NascimentoT.E. 2691
ReinadoDe T.E. 2741 a T.E 2759 (18 anos)
MorteT.E. 2759 (68 anos)
GaleriaImagens de Helm Mão-de-Martelo

Helm Mão-de-Martelo foi o nono Rei de Rohan, e o último Rei da Primeira Linhagem.

História

Durante o reinado do Rei Helm, um dos senhores de Rohan era Freca, cuja ascendência era contestada. Freca dizia que ele descendia diretamente de Fréawine, o quinto Rei de Rohan, mas a maioria dos Rohirrim acreditava que ele tinha sangue terrapardense. Isso era fomentado pelo fato de Freca ter cabelos negros, o que não era comum para os Rohirrim (embora ocorresse, ainda que raramente).

Freca se tornou rico e poderoso e, como ele era um dos senhores de Rohan, ele era sempre convidado pra participar dos conselhos do Rei Helm, embora ele nem sempre comparecesse. Para um desses conselhos, Freca cavalgou com muitos homens e exigiu a mão da filha de Helm para seu filho Wulf.

Helm debochou de Freca, dizendo que um casamento com seu filho seria algo totalmente insignificante e sem valor. Freca se enfureceu com isso e insultou o Rei de volta.

Mais tarde, quando o conselho terminou, Helm pôs sua mão no ombro de Freca e disse que ele, como Rei, não permitia brigas em sua casa, mas que os homens eram mais livres do lado de fora, obrigando Freca a caminhar diante dele em direção a um campo aberto.

Alguns homens amigos de Freca seguiram eles dois, mas o Rei Helm mandou que eles se afastassem dizendo que eles dois tinham um assunto particular pra tratar a sós. E os homens de Freca, vendo que os homens do Rei eram muito mais numerosos, recuaram conforme solicitado.

“‘Agora, Terrapardense,’ disse o rei, ‘tens que lidar apenas com Helm, sozinho e desarmado. Mas já disseste muita coisa, e é minha vez de falar. Freca, tua loucura cresceu com tua barriga. Falas de um cajado! Quando Helm se desagrada de um cajado torto que lhe impõem, ele o quebra. Assim!’ Com essas palavras, atingiu Freca com tal soco que este caiu de costas, atordoado, e morreu logo depois.
— O Senhor dos Anéis (Apêndices; A. Anais dos Reis e Governantes; II. A Casa de Eorl)

Tolkien nunca explicou de onde surgiu a alcunha “Mão-de-Martelo” do Rei Helm, mas muitos supõem que esse apelido surgiu após ele matar Freca com apenas um soco.

Após a morte de Freca, o Rei Helm anunciou em voz alta que tanto Wulf, o filho de Freca, quanto seus parentes próximos eram inimigos do Rei, e eles, que estavam lá por causa do conselho, rapidamente fugiram.

Quatro anos mais tarde, grandes atribulações vieram a Rohan e ela foi quase que simultaneamente atacada por três povos diferentes: os Corsários vindos do Sul; os Carroceiros vindos do Leste, e os Terrapardenses vindo do Oeste.

E os Terrapardenses, que se uniram aos Corsários nesse ataque, já que ambos vieram do Oeste e tinham um inimigo em comum, eram comandados por Wulf, o filho de Freca, o que muitos acreditam que dá ainda mais força para a suspeita dos Rohirrim de que Freca tinha sangue terrapardense.

Nesta guerra, os Rohirrim foram derrotados e suas terras invadidas, e o Rei Helm, junto da parte de seu povo que não tinha sido morta nem escravizada, foi rechaçado e se refugiou no Forte-da-Trombeta, uma antiga fortaleza gondoriana chamada Aglarond que agora estava em posse dos Rohirrim. Outros grupos se refugiaram em outros locais de Rohan, inclusive no Fano-da-Colina.

Enquanto isso, Edoras, a capital de Rohan, foi tomada. Haleth, filho mais velho do Rei Helm, foi morto defendendo as portas, e Wulf, filho de Freca, que comandava os Terrapardenses e os Corsários, se sentou em Meduseld, se autointitulando Rei de Rohan.

Não muito tempo depois, ainda naquele ano, veio o Inverno Longo, no qual Rohan ficou debaixo de neve por quase cinco meses, e tanto os Rohirrim que estavam sitiados quanto seus inimigos que tinham tomado a capital sofreram intensamente por causa do frio e da falta de alimentos.

Após o Iule, a época de virada do ano, Háma, filho mais novo do Rei Helm, contra os conselhos de seu pai, conduziu alguns homens para fora do Forte-da-Trombeta em busca de comida, mas eles todos se perderam na neve.

Helm tornou-se feroz e esquelético de fome e de pesar. E seu pavor valia por muitos homens na defesa do Forte. Saía sozinho, vestido de branco, e espreitava como um trol-das-neves os acampamentos dos inimigos e matava muitos homens com as mãos. Acreditavam que, quando ele não portava armas, nenhuma arma o feria. Os Terrapardenses diziam que Helm comia homens quando não conseguia achar alimento.

Helm Mão-de-Martelo tinha uma grande trombeta, e ele a assoprava sempre que saía do Forte-da-Trombeta. O medo de seus inimigos quando ouviam aquele som era tão grande que, em vez de se prepararem para atacá-lo, todos fugiam.

Certa noite, o Rei Helm soprou sua trombeta e partiu, mas não mais voltou. Na manhã seguinte, quando veio o primeiro lampejo de sol em vários dias, os Rohirrim do Forte-da-Trombeta enfim viram um vulto branco imóvel, de pé sobre o Dique, sozinho. Aquele era Helm, morto como pedra, mas seus joelhos não estavam curvados. Mais tarde surgiu uma lenda de que o espectro de Helm caminhava sempre entre os adversários de Rohan e matava os homens de medo.

Após a morte de Helm, Fréaláf, seu sobrinho, que estava refugiado no Fano-da-Colina, juntou uma companhia de homens e, após o Inverno Longo começar a amainar, surpreendeu Wulf em Meduseld, o matou e reconquistou a capital Edoras. Também foi nessa época que o auxílio finalmente veio de Gondor e, antes do final daquele ano, os Terrapardenses foram expulsos de Rohan, e Fréaláf se tornou Rei de Rohan.

Helm foi trazido do Forte-da-Trombeta e depositado no nono morro tumular. Depois disso, a branca simbelmynë sempre cresceu mais densamente ali, de modo que o morro parecia coberto de neve.

Adaptações

Uma imagem promocional mostrando, lado a lado, o Rei Helm Mão-de-Martelo e seus três filhos. Héma tem cabelos ruivos, enquanto seus irmãos têm cabelos loiros. O Rei tem longos cabelos e barbas brancos e está sentado em seu trono.
Da esquerda para direita: Héma, Helm, Haleth e Háma.

Helm Mão-de-Martelo aparecerá pela primeira vez em uma adaptação no novo filme animado O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim, cujo lançamento está previsto para 13 de dezembro de 2024.