Terrapardenses
Os Terrapardenses eram um povoado dos Homens que vivia na Terra Parda, a nordeste das Enedwaith, próximo das terras de Rohan.
Origem
Os Terrapardenses eram Homens inicialmente aparentados dos Haladin, o povo de Haleth e segunda das casas dos Edain[1], tendo eles, no entanto, permanecido em Eriador na Primeira Era e se assentado nas Minhiriath.
Na Segunda Era, nos tempos de Aldarion, os Númenóreanos estabeleceram um porto chamado Lond Daer nas fozes do Griságua e passaram a derrubar muitas árvores na região das Minhiriath e de Enedwaith, que, na Segunda Era, eram encobertas por vastas florestas[2]. O povo nativo dessas terras, que vivia nas florestas, foi obrigado a fugir de suas terras, sendo que uma parte dos exilados se assentou a nordeste das Enedwaith, no que ficou conhecida como Terra Parda[2], enquanto outra parte se assentou mais ao norte, no vilarejo de Bri.
Inimizade com os Númenóreanos
Os antepassados dos Terrapardenses, um povo nativo que vivia nas florestas de Minhiriath, não tinham nenhum tipo de propensão maligna e só passaram a ser hostis quando a derrubada de árvores pelos Númenóreanos se tornou devastadora.[2]
Assim, deve-se observar que a "inimizade" dos Terrapardenses para com os Númenóreanos e seus aliados não era totalmente oriunda da Sombra, mas também das ações dos próprios Númenóreanos, que os trataram com impiedade e destruíram suas terras, de modo que os Terrapardenses, descendentes do povo "nativo" das Minhiriath e herdeiros desse ódio, facilmente se aliavam com qualquer um que fosse inimigo dos Númenóreanos.[1]
Apesar de sua aversão ser inicialmente quanto aos Númenóreanos e os Dúnedain (o que englobaria tanto os Arnorianos do Reino do Norte quanto os Gondorianos do Reino do Sul), os Terrapardenses também foram grandes inimigos dos Rohirrim na segunda metade da Terceira Era, já que os Cavaleiros da Marca tinham os favores de Gondor e haviam recebido aquelas terras de presente do Dúnadan Cirion, então Regente de Gondor.
O ódio dos Terrapardenses pelos Rohirrim se intensificou nos tempos do Brego e Aldor (segundo e terceiro Rei de Rohan, respectivamente), quando os Terrapardenses foram outra vez desenraizados e expulsos para além do Isen, e os Vaus do Isen foram guardados. Esse ódio somente seria apaziguado séculos mais tarde, com o retorno do Rei de Gondor[3].
Grande Peste
Os Terrapardenses sofreram, como todos os povos de Arnor e Gondor, na Grande Peste dos anos de 1636–37 da Terceira Era, porém menos que a maioria, visto que moravam separados e pouco tratavam com outros homens.[3]
Etimologia
Os Terrapardenses foram assim chamados pelos Rohirrim [fonte?].
No original em inglês, eles são chamados de Dunlendings, o que provavelmente funciona como gentílico de Dunland (Terra Parda), já que o sufixo inglês -ings denota um grupo ou povo (como em Eorlings, Beornings etc.).
Dunland é formado pelo inglês dun ("marrom-escuro; de cor escura")[4][Nota 1] + o inglês land ("terra").
Notas
- ↑ O inglês dun (ou o inglês antigo dunn) não guarda nenhuma relação com o sindarin dûn ("Oeste"), presente em palavras como Dúnedain ("Homens do Oeste").
Referências
- ↑ 1,0 1,1 J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (editor). Os Povos da Terra-média (Parte Dois: Escritos Tardios; X. Dos Anãos e dos Homens; 2. Os Atani e suas Línguas)
- ↑ 2,0 2,1 2,2 J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (editor). Contos Inacabados (Segunda Parte: A Segunda Era; IV. A História de Galadriel e Celeborn e de Amroth, Rei de Lórien; Apêndice D: O Porto de Lond Daer)
- ↑ 3,0 3,1 J.R.R. Tolkien. Christopher Tolkien (editor). Contos Inacabados (Terceira Parte: A Terceira Era; V. As Batalhas dos Vaus do Isen; Apêndice; (ii))
- ↑ Online Etymology Dictionary (dun (adj.)). Acesso em: 17/04/2024